Apresentação

O programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP) promove projetos de cooperação transfronteiriça com o apoio da União Europeia e, entre outros, prevê apoio de ações relacionadas com a melhoria da capacidade institucional das administrações e dos serviços públicos através da cooperação transfronteiriça.

Neste contexto, e na sequência da elaboração da Agenda Regional para a Economia circular surgiu o Projeto Economia Circular e resíduos de sabonetes de hotelaria – ECRESHOT  (0751_ECRESHOT_5_P; https://www.poctep.eu/pt-pt/2014-2020/economia-circular-e-res%C3%ADduos-de-sabonetes-de-hotelaria), apoiado na vontade de conhecer as quantidades deste tipo de resíduos que resultam da atividade hoteleira, tentando identificar parceiros no tecido empresarial da região que demonstrem interesse em valorizar esses resíduos e/ou produtos, promovendo um modelo de negócio inovador que integre o seu potencial de circularidade. Revelou-se imperativo atualizar o nível de enquadramento dos resíduos produzidos no setor do  turismo no âmbito do metabolismo regional e, em face dos resultados, propor atuação em conformidade, contribuindo assim para a concretização da agenda Regional da Economia Circular no Algarve.

Dadas as características comuns entre a região do Algarve e da Andaluzia, reconhecida pela dinamização de projetos em cooperação regional, considerou-se vantajosa a adoção de uma estratégia comum, em particular com a Província de  Huelva, que apoie o crescimento inclusivo através da cooperação transfronteiriça para a competitividade empresarial, pelo que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, CDR estabeleceu contactos de parceria com a Diputacion Provincial de Huelva.

Um dos objetivos subjacentes ao ECRESHOT é o reforço da competitividade das PME, mais concretamente, a promoção do espírito empresarial facilitando a exploração económica de ideias novas e incentivando a criação de novas empresas. Como parceiro na área empresarial/associativismo o NERA- Associação Empresarial da Região do Algarve   surge de forma natural, pela sua reconhecida e já prolongada ação nesses domínios. Pretende-se então criar as condições necessárias e propícias para o surgimento de novas iniciativas empresariais, envolvendo processos de investigação e inovação nas PME.

Foram assim reunidos as 3 entidades parceiras, beneficiárias do Projeto ECRESHOT

Inicialmente previsto para o triénio 2018 -2020, foi feita uma recalendarização  que permite terminar o Projeto em Junho de 2022. Foi igualmente contemplada a modificação do objeto das ações, acrescentando aos resíduos de sabonete os biorresíduos, os resíduos têxteis e os móveis e eletrodomésticos. Esta atualização justifica-se  porque permite determinar com maior realismo as propostas de melhoria na gestão de resíduos por parte deste grupo de grandes produtores, e gerar uma aproximação ao cumprimento da atual legislação comunitária.

Resumidamente, apresentam-se os objetivos:

  1. Recolher e atualizar informação sobre a base produtiva do setor Turismo na Região do Algarve e Diputación de Huelva visando a identificação dos principais fatores de mudança, dos constrangimentos e das potencialidades, de modo a caraterizar o metabolismo regional e conhecer a situação de referência dos resíduos provenientes da hotelaria, em particular dos resíduos de sabonete, dos biorresíduos, dos resíduos têxteis e dos móveis e eletrodomésticos.
  2. Atuar juntos dos Operadores de Gestão de Resíduos provenientes de unidades hoteleiras do Algarve, com vista à recolha seletiva de sabonetes, biorresíduos, resíduos têxteis e móveis e eletrodomésticos, e sua posterior reciclagem.
  3. Analisar cenários de utilização de sabonetes, biorresíduos, resíduos têxteis e móveis e eletrodomésticos através de benchmarking e processos inovadores, ao nível da higiene básica e saúde pública, lançando novos desafios empresariais.

Nota de final de Projeto (Fevereiro de 2023)

Embora não tenham sido integralmente alcançados os nossos propósitos, considera-se que se atingiram os objetivos genéricos do Projeto no que se refere à caracterização da situação regional do Algarve e da Província de Huelva, e quanto à produção e valorização de resíduos produzidos nas unidades hoteleiras. Como a plataforma ECRESHOT está ativada para consulta desde Fevereiro de 2021, sendo constantemente objeto de atualizações, a qualquer momento, qualquer empresa de ambas as regiões, poderá inserir os seus dados, efetuar consultas e apresentar pedidos de apoio ou de informação.

Apesar das dificuldades sentidas, diretamente relacionadas com o Período de Pandemia atravessado (que originaram modificações e a prorrogação do prazo do Projeto, bem como tentativa de escolha dos momentos mais adequados à realização das ações), existe hoje uma consciência mais realista dos tipos e quantidades de resíduos produzidos nas unidades hoteleiras, assim como da capacidade de tratamento e da potencialidade de valorização que encerram. Face ao exposto torna-se imperativa  a atuação das autoridades regionais do Algarve e da Província de Huelva, de modo a apoiar e divulgar as boas práticas circulares de gestão de resíduos, quer na hotelaria quer na área dos operadores de resíduos, mantendo as necessárias parcerias com as associações empresariais regionais e assim assegurar contactos regulares com os stakeholders da região, procurando identificar projetos a desenvolver nestes domínios, que se aproximem das reais necessidades dos setores.